A empresa

Conhecendo a empresa  |  A história de uma vida

Conhecendo um pouco mais sobre a empresa

O ATAC é uma loja de autosserviço voltada para lojistas e pessoas jurídicas que encontram milhares de produtos para atender suas demandas e de seus consumidores com qualidade e preços competitivos. A completa linha de produtos para agroveterinária, construção e reforma, ferramentas e equipamentos, equipamentos de proteção individual (EPI), utilidades domésticas, automotivo, esporte e lazer e papelaria e informática permite o abastecimento imediato de seus estoques e a oportunidade de não perder vendas.

Inaugurado em 1996, o ATAC foi pioneiro neste formato de vendas na região de Ponte Nova (MG). Surgiu como oportunidade extra de negócios da Bartofil Distribuidora que, além da venda por atacado por representantes comerciais autônomos, viu a possibilidade de atender comerciantes que preferem comprar e levar os produtos na hora. A Bartofil Distribuidora atua no mercado desde 1951 e foi eleita, 4 vezes, a melhor empresa distribuidora do Brasil pela Fundação Getúlio Vargas, Valor Econômico e Serasa Experian.
Procurando preços baixos e entrega imediata? Vem que no Atac tem.

Nossa História

O ATAC faz parte de uma história de vida de muito trabalho e dedicação, que começa e se confunde com a de Francisco Bartolomeu Cordeiro e toda a sua família. Com as economias obtidas em seu ofício de sapateiro, o Sr. Chiquinho, como era conhecido, adquiriu terra própria onde começou sua vida de fazendeiro. Com sua grande visão empreendedora, buscou diversificar os negócios e, por acreditar na atividade do comércio, enviou seus filhos Antônio e Darcy para a cidade, a fim de aprenderem o novo ofício. Depois de alguns anos no aprendizado, os filhos fundaram junto com o pai, em 1951, a “Bartolomeu Cordeiro e Filhos Ltda.”.

Em menos de uma década, a empresa já possuía 8 lojas de varejo em Ponte Nova e região. Para obter melhores preços junto aos fornecedores, os jovens comerciantes faziam grandes compras. O excedente era vendido a terceiros e, assim, nasciam as vendas por atacado. Zezé Bartholomeu, um irmão mais novo, viajava com um Jeep repleto de mercadorias e vendia os produtos para lojistas das cidades vizinhas.

Buscando alcançar mercados mais distantes, a empresa comprou uma caminhonete onde foi instalado um caixotão de madeira, sendo o primeiro veículo baú da Bartofil Distribuidora. Para aumentar ainda mais a capacidade de vendas, os empreendedores contrataram vendedores que passaram a visitar os clientes, tirando os pedidos com antecedência para entregar posteriormente. Este foi um marco do lançamento de um sistema de vendas até então inexistente. Nas décadas seguintes, a empresa se desenvolveu, expandiu e profissionalizou.

Entrou em novos ramos de negócios, mas focou na distribuição por atacado. Iniciou também a participação em feiras no exterior para aquisição de produtos, implantou o sistema de telemarketing, construiu seu primeiro centro de distribuição, melhorou os processos de logística e distribuição das cargas com a utilização de eficiente roteirizador.

Com a excelência no atendimento à região sudeste, a Bartofil entendeu que era hora de melhorar sua entrega no nordeste, em especial a Bahia, estado com segundo maior faturamento. Em 2017, a empresa adquiriu uma área de 100.000m² às margens da rodovia BR 324, em Feira de Santana(BA), onde construiu um novo CD com mais de 23.000m² de área de armazenagem.

Todo este resultado não seria possível sem o precioso trabalho de pessoas como os irmãos já falecidos Umberto, Sebastião e Darcy Bartolomeu, que ajudaram a transformar uma pequena rede de lojas regional em um atacadista destacado e com forte atuação nacional. Em sintonia com a excelência do trabalho, a BCR foi reconhecida por parceiros e também pelo mercado, com diversas premiações ao longo de sua história.

E assim, trabalha desde 1951, comercializando milhares de produtos, mas especialmente, distribuindo confiança.